Interpretação de textos em inglês

Interpretação de textos em inglês

15/08/2018 0 Por Alexandre Emerson

DICAS PARA UMA BOA INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS EM INGLÊS

Questões de interpretação de texto fazem parte da maioria das provas de língua estrangeira. Em alguns exames, elas são predominantes, enquanto em outros vestibulares, intercalam-se com atividades de gramática. Em virtude da recorrência e relevância desse tipo de questão nas provas, apresento a seguir algumas dicas que podem ajudá-lo a alcançar um bom resultado:

► Inclua em sua rotina de estudos a leitura de sites jornalísticos em inglês, especialmente de notícias sobre acontecimentos internacionais.
► Treine a identificação das ideias principais e secundárias do texto.
► Fique atento ao gênero do texto, que pode ser jornalístico, literário, poético, entre outros. Cada gênero textual possui certas particularidades que oferecem indícios sobre a maneira como a informação será tratada nas questões.
► Ao analisar uma imagem, seja um quadrinho, um gráfico ou uma peça publicitária, lembre-se de avaliar os elementos verbais e os visuais como um todo.
► Alguns conectivos aparecem com frequência nos textos. Faça uma lista dos mais utilizados, estude os seus significados e pense em possíveis sinônimos. Isso auxilia na interpretação dos textos e no entendimento de questões específicas sobre conectivos. Os mais comuns são: however, still, but, nevertheless, although, also, as well as, so that, therefore, since, in spite of, e as a result.
► Em questões de vocabulário, particularmente as que exploram sinônimos, considere tanto o sentido imediato da palavra quanto o contexto em que ela está inserida.
► Preste atenção nos falsos cognatos, também conhecidos como “falsos amigos”. Ao desconfiar do significado de uma palavra, avalie o assunto do texto, o título e a referência bibliográfica, pois estas são informações que podem auxiliar na resolução da questão.

Anúncios