Escola de rico não garante bons resultados no ENEM

Escola de rico não garante bons resultados no ENEM

19/08/2018 0 Por Alexandre Emerson

 

ESTUDAR EM ESCOLA DE RICO NÃO GARANTE BONS RESULTADOS NO ENEM

Os resultados do ENEM expões sempre uma chaga entre as notas das escolas públicas e privadas, uma a cada três escolas particulares do país com estudante de alto nível socioeconômico não atingiu a nota que seria esperada no ENEM do ano passado.

   A matéria da folha me chamou atenção quando publicada. Destacava em suas linhas a chamada: “1 a cada 3 escolas de ricos tem nota no Enem abaixado do esperado” continuando com o texto: “Das 1.163 escolas privadas com alunos de nível socioeconômico “muito alto”, “alto” e “médio alto”, 418 (36%) não alcançaram patamares que esses grupos precisariam atingir, conforme estimativas estatísticas calculadas pela reportagem.

   Muitos pais, tem essa ideia de que: “escola cara, melhor resultado”. Na prática, elas teriam condições de obter melhores resultados devido ao perfil de seus estudantes, a matéria claramente mostra que poder econômico, e por isso mais acesso a ferramentas de empoderamento, não garante o melhor lugar ao sol, e sim apenas uma pequena parcela daquelas escolas que se dedicam a gestão de alta performance alcançam os resultados esperados. Mesmo assim, ainda é difícil!

  Algumas dessas escolas levam em consideração as provas de sondagem ou vestibulinhos como entrada, provas que medem a capacidade intelectual do aluno em já entrar sabendo, vamos falar assim. Como educador, é mais fácil trabalhar com um aluno nota 10 do que um nota zero não é verdade?

   O poder aquisitivo não determina ser mais inteligente ou menos inteligente, aulas de robótica, cinema, música, programação, idiomas, não garantem que teremos alunos de alta performance, no final, o diferencial sempre será a dedicação aos estudos e metas traçadas pelos alunos e pelas família, seja na escola estadual, municipal ou privada. Acompanhar seu filho(a) nos estudos e garantir uma rotina eficiente com acompanhamento e dedicação é a equação ideal para um resultado de grande sucesso.

Leia a matéria completa em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2018/06/1-a-cada-3-escolas-de-ricos-tem-nota-no-enem-abaixo-do-esperado.shtml?utm_campaign=220_boletim_nota_10_-09072018-_nao_clientes&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

Anúncios