Gênero notícia para o ENEM

Gênero notícia para o ENEM

15/08/2018 0 Por Alexandre Emerson

O Gênero Notícia e o ENEM

É comum ser encontrado no ENEM em exames vestibulares, concursos e provas de língua inglesa em geral. Conhecido como um gênero textual predominante, esse gênero possui algumas particularidades que veremos logo abaixo.

Para os estudantes que enfrentarão o ENEM ou qualquer outra prova de concurso onde exista uma prova em LEM – Inglês, a noticia é o gênero favorito entre os elaboradores, sendo esses, típicos da mídia impressa (jornais, revistas,..etc), a mídia radiofônica e televisiva e a mídia eletrônica. É o preferido pela facilidade em acessarmos um site como o New York Times, CNN, USA Today, Herald Tribune ou de uma revista eletrônica TIME, Newsweek, Speak Up onde encontraremos uma vasta gama de informação atualizada e rápida para elaboração de ITENS. Já imaginou ter que retirar um texto em Inglês de um livro e digitar tudo rapidamente? Ainda mais ter que elaborar 10…12…ITENS em um curto espaço de tempo? Bem vindo à era da internet!

No gênero notícia, há geralmente, um texto que busca a impessoalidade, a clareza e a objetividade seguindocerto tipo de padrão, inclusive quando fazemos uma analogia com o português que se apropriou de um termo nosso em Inglês o “LEAD”. O lead responde as perguntas WHO?, WHERE?, WHEN?e WHAT?.

Os pronomes interrogativos estão presentes para conversar com o texto sem se preocupar com sua totalidade, com isso adiantamos a nossa leitura e apropriamo-nos de informações importantes desse texto fazendo assim um “Warm-up” inconsciente.Essa apropriação da informação fará com que esse texto venha a fluir melhor quando seiniciar a leitura por completo.

Outro recurso só que dessa vez linguístico é o uso de alguns tempos verbais. O Present Perfect e o Simple Past são dois tempos que ao caminharem juntos, confundem o leitor. O present perfect é tempo mais usado tendo em vista essa temporalidade passado/presente estar mais forte nesse gênero.

Vamos analisar o fragmento abaixo:

Gas prices, now averaging $3.92 a gallon, may have peaked

Prices have held at a national average of $3.92 a gallon the past week, below 2011’s $3.99 high and July 2008’s record $4.11.”By the behavior of the market, things are just running out of steam,” said Patrick DeHaan, senior analyst for price tracker gasbuddy.com. “Barring any major event — refinery problems, Iran — I think prices have peaked.”

A notícia acima sobre o comum aumento dos combustíveis nos Estados Unidos usa em sua estrutura o present perfect demonstrando que o aumento nos combustíveis é algo que aconteceu no passado e até hoje (presente ) atinge os americanos. Uma das características principais desse tempo verbal é exatamente a de relacionar o passado com o presente sem existir uma conclusão desse fato. Se existisse uma conclusão desse fato deixaríamos de falar sobre Present Perfect para falarmos sobre Simple Past.

Observando o texto novamente vamos responder ao LEAD.

WHO: Patrick DeHaan Analista sênior da empresa
WHEN: Past week
WHERE: USA
WHAT: Gas Prices

Encontramos o LEAD do nosso texto e com ele as respostas para as nossas perguntas, temos o quem, o quando, o onde e o quê. Essa informação é de suma importância, pois parte dela o desenvolvimento do texto e a conclusão.

O LEAD de um texto é encontrado na ideia principal que geralmente está no primeiro paragrafo.Uma leitura proficiente do primeiro parágrafo fará com que você atinja suas expectativas bem mais rápido.

Anúncios