O que cai no ENEM | Interpretação de textos

O que cai no ENEM | Interpretação de textos

15/08/2018 0 Por Alexandre Emerson
Spread the love

Questões do ENEM em INGLÊS são sempre de interpretação de texto e fazem parte da maioria das provas de língua estrangeira. Em alguns exames, elas são predominantes, enquanto em outros vestibulares, intercalam-se com atividades de gramática.

Em virtude da recorrência e relevância desse tipo de questão nas provas, apresento a seguir algumas dicas que podem ajudá-lo a alcançar um bom resultado:

► Inclua em sua rotina de estudos a leitura de sites jornalísticos em inglês, especialmente de notícias sobre acontecimentos internacionais.


► Treine a identificação das ideias principais e secundárias do texto.


► Fique atento ao gênero do texto, que pode ser jornalístico, literário, poético, entre outros. Cada gênero textual possui certas particularidades que oferecem indícios sobre a maneira como a informação será tratada nas questões.


► Ao analisar uma imagem, seja um quadrinho, um gráfico ou uma peça publicitária, lembre-se de avaliar os elementos verbais e os visuais como um todo.


► Alguns conectivos aparecem com frequência nos textos. Faça uma lista dos mais utilizados, estude os seus significados e pense em possíveis sinônimos. Isso auxilia na interpretação dos textos e no entendimento de questões específicas sobre conectivos. Os mais comuns são: however, still, but, nevertheless, although, also, as well as, so that, therefore, since, in spite of, e as a result.


► Em questões de vocabulário, particularmente as que exploram sinônimos, considere tanto o sentido imediato da palavra quanto o contexto em que ela está inserida.


► Preste atenção nos falsos cognatos, também conhecidos como “falsos amigos”. Ao desconfiar do significado de uma palavra, avalie o assunto do texto, o título e a referência bibliográfica, pois estas são informações que podem auxiliar na resolução da questão.