1º lugar no ENEM – saiba como

1º lugar no ENEM – saiba como

12/08/2018 0 Por Alexandre Emerson
Spread the love

1º lugar no ENEM – saiba como as escolas estão usando esse ranking para se promover. Não posso deixar de compartilhar com vocês o quanto é frustrante ver a briga de algumas escolas usando os dados do ranking do ENEM, ou uma boa posição na lista do INEP usando esse troféu como qualidade de toda sua escola.

Com seu futuro incerto, o ENEM/INEP divulgou seus números em 2018 com o resultado das escolas no último ENEM. Essa lista está organizada por nome de escolas em todo o Brasil e sua posição, se em 1º lugar no ENEM ou em último lugar no ENEM. Essa lista sendo usada como régua de qualidade com colocações excludentes e distantes em seus parâmetros, deixa uma pergunta no ar: Ainda teremos tal RANKING na edição ENEM 2020?

1º LUGAR NO RANKING DO ENEM?

O famigerado ranking do ENEM, vem sendo usado como sinônimo de qualidade por varias escolas ao redor do Brasil. Minha escola é 1º lugar no ENEM!!! Olha a máxima! essa frase ilustra campanhas e material de matrícula, doutrinando as novas matrículas com essa máxima de “lista do INEP é qualidade na educação”.

O que cai no ENEM em Matemática?

1º lugar no ENEM – saiba como

Termômetro para famílias desavisadas, que já perguntam a posição da escola na matricula do sexto ano do ensino fundamental II, estar em 1º lugar no ENEM representa mais do que conhecer a escola, sua proposta, e ouvir outras famílias, representa um cálice de ouro no qual todos querem beber.

O que cai no ENEM em Química?

Essa procura pela “lista vs colocação” é a primeira pergunta feita por alguns pais na visita aos espaços da nova escola, e quer saber?

NÃO EXISTE ESCOLA PERFEITA!

A qualidade da escola é medida por vários fatores, e não existe baliza para medir essa qualidade. O que é bom para mim, pode não ser bom para você, PONTO.

Os pais determinam essa qualidade através da satisfação com a evolução dos alunos e seu relacionamento com professores, colegas e serviços em toda a vivência escolar dos seus filhos nos espaços de aprendizagem.

O que cai no ENEM em Física?

Apenas a terceira série do ensino médio da escola, a ponta final não indica fator de qualidade, mesmo estando em 1º lugar no ENEM.

A ESCOLA E A VIDA EM 1º LUGAR

O aluno passa mais de 12 anos em uma escola, é muita pretensão achar que no último ano vou ter a medição da qualidade do ensino apenas pela nota do ENEM.

Muitos são os fatores determinantes dessa qualidade: as primeiras letras, as notas acima da média, a recuperação de um 3,0 que se transformou em um 8,0, a apresentação teatral, os amores, os dissabores, os amigos, a proficiência em um segundo idioma, ou seja, um todo que formou um cidadão ético, comprometido com a verdade e o meio social. 

A formação humana, valores, didática junto com a inteligência sócio emocional não são medidos pelos exames padronizados, e devem ser levados em consideração na hora de medir uma boa escola.

Isso sim são vitórias, maiores do que um recorte em uma vivência de 11 meses (levando em consideração o ENEM em novembro).

LEIA MAIS: Estudar em escola de rico não garante bons resultados no ENEM

1º LUGAR NO ENEM SAIBA COMO O RANKING É BURLADO

Prática que tornou-se comum para burlar a lista do ENEM. São as escolas que adotam uma estratégia de inscrever x alunos em um CGC/MF e Y alunos em outro.

Como isso acontece? É comum fazer simulados e  “ranquear” internamente os alunos em provas, as escolas pegam seus 10…15…20 melhores alunos, e dependendo das notas, é claro fazem suas inscrições no CGC 1 (os melhores) e no CGC 2 cadastram o resto da escola.

Quando o ranking é divulgado, você visualiza duas escolas, uma com 15 alunos e a outra com 50.

Infelizmente não existe uma regulação dessa estratégia, e isso é mais comum do que você imagina, sem falar na exclusão praticada por uma instituição de ensino que deveria proporcionar uma igualdade entre seus alunos, usando da ética e da verdade em suas aulas e seus contextos internos.

AINDA VAMOS SABER O PRIMEIRO LUGAR NO ENEM EM 2019?

O curioso sobre a divulgação da lista, é que, o INEP afirmou o fim dela nas mudanças do ENEM em 2017, mesmo assim, liberou os micro dados naquele ano para consulta pública deixando o texto obscuro, vamos continuar recebendo esses dados? polêmico não?

Com a mudança do governo, e a possível saída de Maria Inês da coordenação do exame, alguns pontos podem mudar, e esse futuro é incerto.

CONCLUSÃO

A divulgação da lista do INEP mostrando o primeiro lugar no ENEM gera muito contexto para as escolas, inclusive financeiro, e muita briga também. A sugestão que dou ao MEC/INEP é de que cada escola tenha acesso a um espelho de correção das notas por área INDIVIDUALMENTE, e não por colocações divulgadas como uma corrida de formula 1, essa não é a proposta do ENEM.

Esse espelho é interessante para a escola usar como retomada, analise de dados, e tomada de decisões para o ano seguinte, e não como moeda de troca com as famílias, fica a dica!

ENEM 2019

As novidades e mudanças do Enem 2019 serão voltadas especificamente para a redução de custos por meio de duas formas: diminuição das folhas para cálculos (rascunhos) e substituição da tecnologia de coleta de impressão digital por uma mais barata.

O MEC também pensa em criar um canal no aplicativo do Enem 2019 para orientação vocacional. A ideia é apresentar a carreira para os estudantes e diminuir o índice de universitários que trocam de curso ou abandonam a faculdade por não se identificarem com a carreira.

INSCRIÇÕES PARA O ENEM 2019 ENCERRADAS

As inscrições para o Enem 2019 foram feitas entre os dias 6 e 17 de maio, na Página do Participante. A taxa foi de R$ 85 e pôde ser paga até o dia 23 de maio.

O Enem permite a inscrição de todos os estudantes que estão no ensino médio ou já concluíram. Quem está no 1º ou 2º ano do ensino médio participa do Enem como treineiro, ou seja, não poderão usar as notas para entrar no ensino superior.

O conteúdo será o mesmo, pelo menos até 2020 quando a BNCC estará em pleno vapor no ensino médio.

Saiba mais sobre o 1º lugar no ENEM? clique aqui

Autor Alexandre Emerson Melo de Araújo