Teoria de Resposta ao Item: como funciona a correção do ENEM? A Teoria de Resposta ao Item (TRI) é uma metodologia de correção de provas que tem sido utilizada no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) desde 2009.

A TRI é um conjunto de modelos matemáticos que busca representar a relação entre a probabilidade de o participante responder corretamente a uma questão, seu conhecimento na área em que está sendo avaliado e as características (parâmetros) dos itens

Em outras palavras, a nota do Enem não leva em consideração apenas a quantidade bruta de erros e de acertos: a TRI considera a particularidade de cada questão da prova. Isto significa que duas pessoas com a mesma quantidade de acertos e de erros podem ter notas diferentes, pois tudo depende de quais foram as questões acertadas ou erradas.

Teoria de Resposta ao Item: como funciona a correção do ENEM?
Teoria de Resposta ao Item: como funciona a correção do ENEM?

A TRI leva em conta três variáveis, chamadas parâmetros, para calcular a pontuação de cada questão:

O parâmetro de discriminação, o parâmetro de dificuldade e o parâmetro de acerto casual, conhecidos tecnicamente como 3PL (três parâmetros logísticos – A, B e C)

1. O parâmetro de discriminação (A) mede o poder que cada questão possui de diferenciar participantes que dominam a habilidade avaliada daqueles que não dominam.

2. O parâmetro de dificuldade (B), por sua vez, mede o quão difícil é a questão. É o que empresas como SAS, Poliedro, XTRI, Bernoulli, Somos, usam para determinar a pós calibragem da prova, lembrando que a única que tem pré calibragem é o ENEM

3. Já o parâmetro de acerto casual (C), conhecido didaticamente como chute, mede a probabilidade de um participante acertar a questão no “chute”, sem necessariamente ter domínio do tema.

Teoria de Resposta ao Item: como funciona a correção do ENEM?

Para entender melhor como a TRI funciona, vamos considerar um exemplo.

Suponha que duas pessoas, João e Maria, tenham acertado 10 questões e errado outras 10 em uma prova do ENEM.

Se as questões que João acertou foram mais difíceis do que as que Maria acertou (essa dificuldade é mostrada pelo parâmetro B na pós calibragem), a pontuação de João será maior do que a de Maria, mesmo que ambos tenham acertado a mesma quantidade de questões.

O modelo chamado de 3PL é um dos modelos mais utilizados na avaliação educacional.

Só é possível encontrar o 3PL através de correção por software, nenhuma outra estimativa por formulas do EXCEL é capaz de encontrar os parâmetros

Prof. Alexandre Emerson M Araújo

O modelo 3PL é utilizado em diversas avaliações educacionais, incluindo o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Ele é um modelo mais complexo do que outros modelos de TRI, como o modelo de dois parâmetros (2PL), pois leva em consideração o acerto casual (chute). Isso significa que o modelo 3PL é capaz de avaliar a habilidade de um participante de forma mais precisa do que outros modelos de TRI.



Escrito por: ALEXANDRE EMERSON MELO DE ARAÚJO

Categorized in: